Serão necessárias 3 aulas de 50 minutos.
Objetivo: Compreender a importância da escrita na história da humanidade.
1º momento:
Iniciar a aula com uma dinâmica, sem revelar o tema central da aula.
1) Resolva a cruzadinha, usando
as letras correspondentes para cada número e descubra as palavras:
1. A ____________ fez com que o estudo da
História fosse dividido entre Pré-História e História.
2. Na _________________ surgiram as primeiras
civilizações.
3. Os _________________ foram o primeiro povo a
aparecer no crescente fértil.
4. ______________ é nome que pode ser dado a um
povo.
5. Com a ajuda da _______________ podemos
lembrar das coisas.
6. Divisão de _______________ serve
para dividir os tipos de trabalhos ou de pessoas em um povo.
Dica:
Depois de completar a cruzadinha, os alunos dirão qual a palavra que cada um considera ser mais importante. Sendo que nosso tema central é Escrita. Após, questioná-los sobre :
a) qual a importância
da escrita no estudo da história?
b) Por que ela é o marco que separa pré-história
da história?
c) Qual a importância da escrita hoje?
d) Quais as formas que utilizamos
para escrever?
e) sem a escrita, como a memória/história dos povos eram transmitidas para as gerações?
2º momento:
Exibir o documentário O nascimento da escrita.
Disponível em: link do vídeo o nascimento da escrita https://www.youtube.com/watch?v=d1zFBZILKNc
Responder:
a) Qual a diferença entre
os primeiros registros da pré-história e os registros feitos pelos povos da mesopotâmia?
b) O que os registros pré-históricos representavam?
c) Os registros dos sumérios eram usados em quais situações?
3º momento:
Leitura e análise do texto a seguir:
A
escrita e sua história
A escrita
tem uma história muito antiga. Há milhares de anos, os homens começaram a
pintar as paredes das cavernas. Há 35 mil anos, os seres humanos passaram a
usar símbolos para se comunicar, como pinturas nas paredes e gravuras em
rochas. Esses sinais gráficos mais antigos estão na origem da escrita e
constituem, com a fala, o grande diferencial dos seres humanos.
A escrita
propriamente dita foi desenvolvida ao longo de várias gerações, em diversas partes
da Terra, de forma independente, mas sempre a partir dos princípios surgidos há
milhares de anos. Os traços que exprimem imagens constituíram os primeiros
sinais da escrita. Eram os ideogramas, desenhos que representavam um objeto ou
uma ideia.
A escrita
surgiu no final do IV milênio a.C., na Baixa Mesopotâmia, entre os rios Tigre e
Eufrates; às margens do Rio Nilo, no norte da África, e, em seguida, na China
(1500 a.C.) e na América Central (1500 a.C.).
Os
ideogramas, pela própria dificuldade de seu uso, exigiam um conhecimento de especialistas:
os escribas. A escrita era, portanto, uma prática de poucos; e a leitura, um privilégio
a que pouquíssimos podiam ter acesso. Os fenícios inventaram a escrita
alfabética, na qual cada letra corresponde a um som e a junção delas
corresponde aos sons das palavras. A partir do alfabeto fenício, outros povos desenvolveram
seus próprios alfabetos. Os principais são o hebraico, o aramaico, o grego, o latino
e o árabe. O alfabeto significou uma simplificação importante da escrita, tendo
facilitado muito o seu uso nas atividades cotidianas, como o comércio, além de
ter permitido, por sua facilidade, que ela não se limitasse aos escribas. O
alfabeto latino foi o que mais se expandiu pelo mundo, sendo ainda hoje o mais
utilizado. Os principais sistemas alfabéticos em uso derivam de outros sistemas
mais antigos.
1. Grife, no texto, as ideias centrais.
2. Qual é a importância do alfabeto para a escrita?
3. Pesquise em um dicionário o significado das palavras selecionadas a
seguir e enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.
4. Qual a diferença entre os primeiros registros
da pré-história e os registros feitos pelos povos da mesopotâmia?
5. O que os registros
pré-históricos representavam?
6. Os registros dos sumérios eram usados em quais situações?
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