domingo, 24 de abril de 2016

Plano de Aula: História da Escrita

                                      Plano de Aula: História da Escrita                  Por: Juliana Alencar

Serão necessárias 3 aulas de 50 minutos.
Objetivo: Compreender a importância da escrita na história da humanidade.

1º momento:

   Iniciar a aula com uma dinâmica, sem revelar o tema central da aula.

1) Resolva a cruzadinha, usando as letras correspondentes para cada número e descubra as palavras:
1.    A ____________ fez com que o estudo da História fosse dividido entre Pré-História e História.
2.    Na _________________ surgiram as primeiras civilizações.
3.    Os _________________ foram o primeiro povo a aparecer no crescente fértil.
4.    ______________ é nome que pode ser dado a um povo.
5.    Com a ajuda da _______________ podemos lembrar das coisas.

6.    Divisão de  _______________ serve para dividir os tipos de trabalhos ou de pessoas em um povo.
Dica:  


 Depois de completar a cruzadinha, os alunos dirão qual a palavra que cada um considera ser mais importante. Sendo que nosso tema central é  Escrita. Após, questioná-los sobre :
a) qual a importância da escrita no estudo da história? 
b) Por que ela é o marco que separa pré-história da história? 
c) Qual a importância da escrita hoje? 
d) Quais as formas que utilizamos para escrever?
e) sem a escrita, como a memória/história dos povos eram transmitidas para as gerações?

2º momento:
  Exibir o documentário O nascimento da escrita.
Disponível em: link do vídeo o nascimento da escrita https://www.youtube.com/watch?v=d1zFBZILKNc 

Responder:
a)  Qual a diferença entre os primeiros registros da pré-história e os registros feitos pelos povos da mesopotâmia?
b) O que os registros pré-históricos representavam?
c) Os registros dos sumérios eram usados em quais situações?

3º momento:
  Leitura e análise do texto a seguir: 
A escrita e sua história
    A escrita tem uma história muito antiga. Há milhares de anos, os homens começaram a pintar as paredes das cavernas. Há 35 mil anos, os seres humanos passaram a usar símbolos para se comunicar, como pinturas nas paredes e gravuras em rochas. Esses sinais gráficos mais antigos estão na origem da escrita e constituem, com a fala, o grande diferencial dos seres humanos.
    A escrita propriamente dita foi desenvolvida ao longo de várias gerações, em diversas partes da Terra, de forma independente, mas sempre a partir dos princípios surgidos há milhares de anos. Os traços que exprimem imagens constituíram os primeiros sinais da escrita. Eram os ideogramas, desenhos que representavam um objeto ou uma ideia.
   A escrita surgiu no final do IV milênio a.C., na Baixa Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates; às margens do Rio Nilo, no norte da África, e, em seguida, na China (1500 a.C.) e na América Central (1500 a.C.).
    Os ideogramas, pela própria dificuldade de seu uso, exigiam um conhecimento de especialistas: os escribas. A escrita era, portanto, uma prática de poucos; e a leitura, um privilégio a que pouquíssimos podiam ter acesso. Os fenícios inventaram a escrita alfabética, na qual cada letra corresponde a um som e a junção delas corresponde aos sons das palavras. A partir do alfabeto fenício, outros povos desenvolveram seus próprios alfabetos. Os principais são o hebraico, o aramaico, o grego, o latino e o árabe. O alfabeto significou uma simplificação importante da escrita, tendo facilitado muito o seu uso nas atividades cotidianas, como o comércio, além de ter permitido, por sua facilidade, que ela não se limitasse aos escribas. O alfabeto latino foi o que mais se expandiu pelo mundo, sendo ainda hoje o mais utilizado. Os principais sistemas alfabéticos em uso derivam de outros sistemas mais antigos.
1. Grife, no texto, as ideias centrais.
2. Qual é a importância do alfabeto para a escrita?
3. Pesquise em um dicionário o significado das palavras selecionadas a seguir e enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.

4.   Qual a diferença entre os primeiros registros da pré-história e os registros feitos pelos povos da mesopotâmia?  
5.  O que os registros pré-históricos representavam?
 6. Os registros dos sumérios eram usados em quais situações?

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