sábado, 9 de abril de 2016

Avaliação I de história - 6º ano. História, Fatos, Fontes, tempo.

1) Analise a expressão a seguir para responder: porque é importante estudar história?
   A história é a mestra da vida. Estudar História é adquirir consciência da trajetória humana. Raciocinar historicamente é perceber que o presente não se explica só pelo presente: é necessário encarar o presente como sendo ligado ao processo que o produziu, portanto, estudar história é importante porque __________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________

2) O filósofo alemão Karl Marx disse, “Os homens fazem a história, só não sabem que a fazem.” Segundo essa afirmação, responda:
a) O que o filósofo quis dizer ________________________________________________________
b) Quem é o agente/ator da história? __________________________________________________

3) Todas as nossas ações estão relacionadas ao tempo. Vivemos em uma época em que o tempo e suas medições são partes importantes do cotidiano. A maneira como cada sociedade conta o tempo está relacionada com seu modo de usá-lo. Assim como existem diversas formas de contar o tempo, há diversos modos de vida convivendo em uma mesma época.
Sobre as informações acima responda:
a) Quais são os objetos que o ser humano usa para medir o tempo? ___________________________
_________________________________________________________________________________
b) Que mudanças acontecem na natureza e que nos fazem perceber a passagem do tempo?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) Qual a importância do calendário? R: ________________________________________________
_________________________________________________________________________________
d) Que fato marcou o início do nosso calendário? R: ______________________________________ 


4) Leitura e análise do texto:
Calendário indígena
Janeiro, mês de milho. Julho, mês de periquito.
Fevereiro, mês de abóbora. Agosto, mês de tracajá.
Março, mês de batata. Setembro, mês de “Kuarup”.
Abril, mês de curso [d’água]. Outubro, mês de pequi.
Maio, mês de banana. Novembro, mês da chuva.
Junho, mês de timbó. Dezembro, mês de melancia.
Tawala Trumai. Geografia indígena: Parque indígena do Xingu. São Paulo/Brasília: ISA/MEC/PNUD, 1996. p. 53

A partir da leitura do poema, escreva no espaço a seguir os elementos utilizados por esse grupo indígena para a marcação do tempo: ____________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5)  leia o texto com atenção:
   Era dia 11, faltava pouco mais de duas semanas para seu aniversário. Tudo estava normal como todos os dias. Alice procurava um desenho legal na TV. Enquanto pulava de canal em canal, viu o caos. A menina não costuma ver jornal, mas alguma coisa não estava bem! ... alguma coisa muito séria acontecia em algum lugar do mundo. Ela continuava trocando de canal e tudo estava igual. Todos os canais passavam as mesmas cenas. Ela, então, parou para ver o que havia acontecido. Em segundos ficou chocada! Muitas pessoas, muita gente da televisão de todos os canais. Gente desesperada! Muita fumaça! Muita polícia e bombeiros! Ainda sem entender o que se passava, Alice leu a legenda do noticiário que dizia “Dois aviões se chocam com o World Trade Center. As torres gêmeas caíram”... e lamentou muito o acidente.
   Logo, novas notícias surgiram e o que parecia um simples acidente era nada mais, nada mesmo, do que atos terroristas. Alice tão ingênua ainda, se pôs a pensar, como pessoas são capazes de tamanha maldade? Como puderam matar tantas pessoas inocentes? De onde tiraram coragem para entrar em um avião e guiá-lo em direção à morte?
   A menina ajoelhou-se e conversou com Deus. Pediu que um milagre acontecesse. Sim! Um milagre! Como aquele que Moisés e seu povo presenciou. Da mesma forma que o mar se abriu para salvar o povo hebreu, Alice desejava que um vento forte empurrasse os aviões para longe daqueles edifícios e que pudesse voltar no tempo, como nos filmes, para impedir que esse triste fato acontecesse. Como nas novelas, desejava acordar e perceber que tudo não passava de apenas um pesadelo. (Escrito por Juliana Alencar)
    O texto apresenta as narrativas de diversos fatos. Os fatos são acontecimentos, já os fatos históricos são grandes acontecimentos, comprovados por fontes e que marcam a sociedade. Sendo assim, separe os fatos narrados como se pede:
a) Fato histórico: ___________________________________________________________________
b) Fato religioso: ___________________________________________________________________
c) Fato fictício: ____________________________________________________________________

6) Leia o texto:
Quando eu nasci, meu pai logo se encarregou de registrar este acontecimento. Sem perder tempo, buscou sua máquina fotográfica, a filmadora, e cheio de emoção foi para o hospital com minha mãe, registrar tudo. Em seguida, ligou do celular para meus avós avisando que estava tudo bem. Foi ao jornaleiro comprar o jornal do dia e a revista da semana. Tudo isto para registrar o que se passou durante o dia e a semana do meu nascimento. Tudo iria fazer parte do meu álbum. Já na manhã seguinte, bem cedinho, meu pai foi ao cartório registrar meu nascimento, isto é, providenciar minha certidão de nascimento. Pronto: desde então sou um cidadão brasileiro.
I- Relembrando os métodos de pesquisa em História, marque a alternativa que apresenta três tipos de fontes históricas escritas retiradas do texto acima:
a) Hospital, jornaleiro, cartório
b) Álbum, jornal, revista
c) revista, jornal, certidão de nascimento
d) Certidão de nascimento, álbum, celular
II- Marque a alternativa que apresenta três tipos de medidas do tempo cronológico retiradas do texto acima:
a) Durante, então, nascimento
b) Dia, semana, manhã
c) Foi, semana, cedinho
d) Semana, seguinte, dia

7) De acordo com a divisão tradicional da História, escolha uma alternativa que contenha a evolução cronológica correta dos períodos históricos, depois preencha a linha do tempo abaixo:
a) Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Contemporânea e Idade Moderna.
b) Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna, e Idade Contemporânea.
c) Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
d) Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Antiga e Idade Média e Pré-história.

8) Nós vimos em nossas aulas que o tempo cronológico pode ser dividido de diversas formas, como meses, anos, séculos e milênios. Analise os fatos históricos abaixo e cite a qual século ele pertence (utilize os números romanos):
a) Neil Armstrong foi o primeiro a pisar na Lua, em 1969, no século ________
b) Pedro Alvares Cabral chegou ao Brasil em 1500, no século ________
c) Bárbaros invadiram e derrubaram o Império Romano do Ocidente em 476, no século ________
d) As Torres Gêmeas sofreram um ataque terrorista em 2001, no século ________
e) A Primeira Guerra Mundial abalou o mundo e começou em 1914, no século ________
f) A Lei Áurea aboliu oficialmente a escravidão no Brasil, em 1888, no século ________

9) Nós vimos em nossas a diferença entre tempos cronológico e histórico. Nos textos abaixo, assinale
corretamente com a letra C aquele que se refere ao cronológico e com a letra H aquele que se refere ao tempo histórico.
(   ) Tempo registrado em calendários, que pode ser agrupado em dias, semanas, meses, anos, décadas, séculos, milênios.
(   ) Forma de contagem do tempo utilizada para marcar as ações humanas na Terra, analisando ações
de grupos humanos e suas interferências no espaço geográfico, na vida política, econômica, social,
educacional, etc...

10) O historiador é uma peça fundamental em todo o tipo de cultura. Ele retira e preserva os tesouros do passado, interpreta a História, aprofunda o conhecimento do presente. Um povo sem História, e sem o historiador, é um povo sem memória.
Sobre a arte de escrever a História e sobre o trabalho dos historiadores, assinale a afirmativa CORRETA:
a) Os fatos do passado pesquisados pelo historiador são apresentados de forma definitiva, pois a História nunca muda.
b) A produção crítica da História consiste em selecionar documentos oficiais, apurar os fatos históricos, encadeá-los em ordem cronológica e descrevê-los.
c) O historiador não é um homem neutro. Ele sofre as influências de sua época. Por isso, o pesquisador da História não deve ter a pretensão de fixar verdades eternas.
d) Como o historiador muitas vezes trabalha com material produzido há vários séculos, sua interpretação do passado não sofre a interferência do presente.

Um comentário: