sábado, 9 de abril de 2016

AVALIAÇÃO 7º ANO - 1º BIMESTRE FEUDALISMO, CRUZADAS, ISLAMISMO

1- Sobre o feudalismo, responda o que se pede: (0,5)
a) Em qual período histórico ocorreu?______________________________________________
b) Em qual continente se desenvolveu? _____________________________________________

2- Explique como teve início o feudalismo.(1,0) _________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- Observe atentamente a imagem e responda o que se pede.      
a) Como funcionava o sistema de feudos?      (0,5)                                                          __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Os mansos eram divididos em três: manso senhorial, manso servil e manso comunal. Explique-os: (0,5)
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Na imagem acima, o quadro destacado representa uma inovação  agrícola que possibilitou aumento da produção. Explique o que é e como funcionava: (0,5) _________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Utilize os números abaixo para indicar, na imagem da página anterior, quem foi o responsável por cada um dos mansos representados. (0,5).   1- Senhores feudais     2- Servos    3-Terras de uso comum


e-  Circule na imagem anterior, a construção que era a residência do Senhor feudal.(0,25)


 4- A Imagem mostra como era composta a sociedade feudal da época. Para cada personagem dê a camada social correspondente?   (0,75)   

 01 _______________________ 02_______________________ 03 _________________________
   

5-  Sobre a Idade Média e o feudalismo, assinale (V)erdadeiro ou (F)also. (1,0)
(   ) Banalidades, prestações, corveia e dízimo eram impostos pagos pelos vassalos aos seus senhores.
(  ) Nas oficinas se desenvolviam manufaturas e as relações de trabalho se desenvolviam entre mestres e aprendizes.
(   ) As corporações de ofício definiam regras para o desenvolvimento das profissões nas cidades.
(   ) A Idade Média também é chamada de Idade das Trevas, demonstrando corretamente que naquele período não houve qualquer desenvolvimento cultural.
(   ) Vassalos recebiam feudos de seus protetores, tendo para com eles o dever de fidelidade.
(   ) As primeiras universidades surgiram na Idade Média.
(   ) O período medieval se dividiu em Alta e Baixa Idade Média.
(   ) A partir do século X a agricultura passou por desenvolvimento, as cidades e o comércio renasceram.
(   ) Suseranos eram grandes proprietários que concediam feudos a seus protegidos.

6- Foi um sistema político, social e econômico que se instalou na Europa durante a Idade Média, caracterizado pela descentralização do poder e pela economia ligada à agricultura e pelo trabalho dos servos. (0,5)
a) capitalismo              b) comunismo        c) Feudalismo     d) Islamismo

7- A imagem ilustra, com humor, a formação dos primeiros Estados Nacionais, do qual podemos afirmar: 0,5

A- o poder dos reis não teve muita importância para formar as primeiras nações.
B- as primeiras nações que se formaram foram na Europa e governadas por presidentes.
C- Nações como Espanha e Portugal surgiram governadas por reis muito poderosos.
D- Nos dias atuais a maioria das nações do mundo seguem o governo da Monarquia

8- Antes da formação de Portugal e Espanha, na Península Ibérica, a região teve de ser recuperada das mãos dos muçulmanos. Esse período da história é chamado de: (0,5)
A(     ) Cruzada           B(     ) Guerra Santa                                     
C(     ) Reconquista     D(     ) Grande Guerra      
  9- A convocação das Cruzadas foi uma iniciativa (0,5)
A (     ) da Igreja Católica                             
B (     ) dos nobres     
C (     ) dos muçulmanos                               
D (     ) dos servos 

 10- Em relação as Cruzadas podemos afirmar que eram : (0,5)
a-  Expedições de caráter somente religioso para libertar Jerusalém.                                  
b- Eram expedições realizadas para promover a paz entre Muçulmanos e cristãos                        
c- Expedições de caráter militar e religioso para libertar Jerusalém.         
d- Eram expedições militares promovidas  pelos  muçulmanos contra  os  cristãos.

11- Os povos do deserto: Os árabes nômades que habitavam essa península eram conhecidos como beduínos. Eles aproveitavam os oásis para cultivar plantas como trigo, lentilha, cebola, alho e legumes. Praticavam o pastoreio, criando cabritos, carneiros e, também, camelos, que eram seu meio de transporte. Eles também praticavam o comércio e, com suas caravanas, percorriam longas distâncias levando e trazendo mercadorias dos mais diversos lugares. De acordo com o texto responda as questões abaixo: (1,0)
a) Quem eram os beduínos?__________________________________________________________
b) Onde moravam?_________________________________________________________________
c) Que produtos agrícolas cultivavam? _________________________________________________
d) Como realizavam o comércio de mercadorias? ________________________________________

12- Responda: (1,0)
A- Profeta que disseminou o islamismo: _________________ 
B- Livro sagrado para os muçulmanos: __________________
C) Um dos 5 pilares do islã_________________ 
    
                                                                                                     

33 comentários:

  1. Respostas
    1. michelinepaschoa@gmail.com
      obrigada por responder.

      Excluir
    2. oi!!adorei sua avaliação.Poderia mandar?cazasilva23@gmail.com

      Excluir
    3. oi..Adorei sua avaliação poderia me mandar? cazasilva@gmail.com

      Excluir
  2. Ideia maravilhosa, pode enviar pra mim, e se tiver respostas tambem!

    ResponderExcluir
  3. vc pode me enviar suas avaliações?. adorei todas!
    meu email
    gleiice.c@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, você poderia mandar pra mim também por favor?

    ResponderExcluir
  5. otima avaliação podemos trocar atividades por e-mail cidfaria@oi.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi bom dia, será que teria como vc me enviar por email as respostas dessa avaliação.
    Meu emai é este: geovanaoliveira409@gmail.com. Grata. Geovana.

    ResponderExcluir
  7. Oi bom dia, será que teria como vc me enviar por email as respostas dessa avaliação.
    Meu emai é este: geovanaoliveira409@gmail.com. Grata. Geovana.

    ResponderExcluir
  8. Oi bom dia, será que teria como vc me enviar sa resposta desta avaliação por email.

    ResponderExcluir
  9. Juliana, adorei!
    Você tem o gabarito? Poderia me passar? milipriamo@gmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Olá, poderia me mandar as respostas desses exercicios por gentileza!?

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo trabalho e divulgação deste conteúdo que tem um contexto complexo aos estudantes mas que você explanou nestas questões de uma forma bastante simples, sem perder a qualidade do ensino de história!

    Prof. Luciano Roriz- Goianira/GO.
    rorizescritor@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Agradeço todas as mensagens e me desculpo por não poder atender todos. Falta de tempo! Uma dica é copiar e colar no word ou fazer print da tela. :)

    ResponderExcluir
  13. Passa para meu endereço: refattim@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. OLÁ
    TERIA COMO ENVIAR POR EMAIL? mic_heller@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelo trabalho mas eu precisava das respostas sera que tem como.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pelo trabalho mas será que você poderia me arrumar as respostas.

    ResponderExcluir
  17. Me desculpem por não poder responder todos vcs! Não tenho o gabarito salvo. Geralmente eu uso uma prova e rascunho o gabarito antes da correção. No momento não estou lecionando. Estou trabalhando em outra área e deixei o blog de lado por falta de tempo. As respostas são bem simples, com um pouco de atenção e talvez a ajuda do livro didático da pra responder tranquilamente, tanto alunos como professores. Quem quer copiar as provas precisa selecionar os textos e colar no word e as imagens precisam serem salvas antes, ou ainda dá pra usar a captura de tela para salvar toda a tela em forma de imagem.

    ResponderExcluir