sábado, 9 de abril de 2016

AVALIAÇÃO BIMESTRAL 6º ANO- 1 BIMESTRE:

1- Analise as frases a seguir para responder: por que é importante estudar história? (1,0)
A história é a mestra da vida. Estudar História é adquirir consciência da trajetória humana. Consciência do que fomos para transformar o que somos. Raciocinar historicamente é perceber que o presente não se explica só pelo presente: é necessário encarar o presente como sendo ligado ao processo que o produziu, portanto, estudar história é importante porque_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- O historiador é uma peça fundamental em todo o tipo de cultura. Ele retira e preserva os tesouros do passado, interpreta a História, aprofunda o conhecimento do presente. Um povo sem História, e sem o historiador, é um povo sem memória. Sobre a arte de escrever a História e sobre o trabalho dos historiadores, assinale a afirmativa CORRETA: (0,25)
a) Os fatos do passado pesquisados pelo historiador são apresentados de forma definitiva, pois a História nunca muda.
b) A produção crítica da História consiste em selecionar documentos oficiais, apurar os fatos históricos, encadeá-los em ordem cronológica e descrevê-los.
c) O historiador não é um homem neutro. Ele sofre as influências de sua época. Por isso, o pesquisador da História não deve ter a pretensão de fixar verdades eternas.
d) Como o historiador muitas vezes trabalha com material produzido há vários séculos, sua interpretação do passado não sofre a interferência do presente.

3- Nas frases abaixo, assinale corretamente com a letra C aquele que se refere ao tempo cronológico e com a letra H aquele que se refere ao tempo histórico. (0,25)
(    ) Tempo registrado em calendários, que pode ser agrupado em dias, semanas, meses, anos, décadas, séculos, milênios.
(   ) Forma de contagem do tempo utilizada para marcar as ações humanas na Terra, analisando ações de grupos humanos e suas interferências no espaço geográfico, na vida política, econômica, social, educacional.

4- O tempo cronológico pode ser dividido de diversas formas, como meses, anos, séculos e milênios. Analise os fatos históricos e cite a qual século ele pertence (utilize os números romanos) (1,0).
a) Neil Armstrong foi o primeiro a pisar na Lua, em 1969, no século ________
b) Pedro Alvares Cabral chegou ao Brasil em 1500, no século ________
c) Bárbaros invadiram e derrubaram o Império Romano do Ocidente em 476, no século ________
d) As Torres Gêmeas sofreram um ataque terrorista em 2001, no século ________
e) A Primeira Guerra Mundial abalou o mundo e começou em 1914, no século ________
f) A Lei Áurea aboliu oficialmente a escravidão no Brasil, em 1888, no século ________

5- De acordo Com a divisão tradicional da História, escolha uma alternativa que contenha a evolução cronológica correta dos períodos históricos: (0,25)
a) Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Contemporânea e Idade Moderna.
b) Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
c) Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna, e Idade Contemporânea.
d) Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Antiga e Idade Média e Pré-história.

6- Nós vimos em nossas aulas que a construção da História é feita com base em diversos documentos, que precisam ser analisados nos seus detalhes. Com base nessas informações, observe a imagem ao lado e faça sua análise, destacando o que você vê e o que ela representa historicamente: (0,5)
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


 7- Complete as frases de acordo com as grandes descobertas e invenções pré-históricas: (1,0)
a) Foi um grande passo da humanidade, é o marco que separa a Pré-história e História: ______________________________
b) Sua descoberta permitiu que os homens tivessem sucesso nas caças, se protegessem do frio e dos animais ferozes: ______________________________
c) Foi através da observação (provavelmente de uma mulher) que a humanidade a descobriu. Ela foi essencial para que os grupos humanos se tornassem sedentários: _______________________________________
d) Formaram as primeiras tribos, que deram origem as primeiras vilas e posteriormente as grandes civilizações. A figura do chefe era necessária, bem como as regras de convivência. O sedentarismo originou ____________
e) É considerado o berço da humanidade _________________________

8- Leia atentamente o texto abaixo para responder os próximos exercícios:
Se Charles Darwin visse alguém usar sua Teoria da Evolução para afirmar que seres humanos são descendentes de macacos, certamente morreria de raiva. Ele jamais disse isso. Embora chimpanzés e gorilas modernos lembrem bastante as criaturas que deram origem ao homem, nenhum deles é nosso ancestral. Mas temos com esses bichos, isto sim, um antepassado em comum, que viveu há mais de 6 milhões de anos em algum lugar da África. Se pudéssemos ressuscitá-lo, a criatura seguramente se pareceria com um macaco - afinal, ela também foi uma espécie de primata. Mas teria detalhes anatômicos que não existem em nenhum animal que conhecemos hoje. (…) Nosso ancestral, acabou dando origem a duas linhagens distintas (provavelmente em virtude de mudanças climáticas e outros fatores ambientais). Uma delas seguiu a trilha evolutiva que resultaria nos macacos de hoje. A outra, contudo, percorreu um caminho diferente, até chegar ao homem moderno. Ou seja: somos primatas, sim, tanto quanto os chimpanzés. Até nossos genes são quase os mesmos, 90% iguais. Mas isso não quer dizer que sejamos a evolução [do macaco]. Tivemos um antepassado em comum, só isso. (Texto extraído do site da SuperInteressante)
A) Com base no texto, assinale as afirmativas a seguir com (V)erdadeiro ou (F)also:  (0,75)
(    ) Charles Darwin afirmou que os homens são descendentes diretos dos macacos.
(   ) Tanto os homens quanto os macacos tem um ancestral comum e pertencem à ordem dos primatas.
(  ) O texto afirma que um antepassado comum aos homens e aos macacos viveu no continente africano há mais de seis milhões de anos.
(    ) O texto afirma que chimpanzés e gorilas modernos não lembram em nada as criaturas que deram origem ao homem.
(    ) Segundo o texto, se pudéssemos ressuscitar a espécie que deu origem tanto aos macacos quanto aos seres humanos, ela teria características que não são encontradas em nenhum animal moderno.
(    ) Apesar de termos um ancestral comum, homens e macacos não tem nenhuma semelhança, nem mesmo nos seus genes.

B) Em nossas aulas descobrimos que o homem atual pertence à espécie: (0,25)
 (A) homo sapiens (B) australopithecus (C) homo habilis (D) homo erectus 

10- Sobre a chegada do homem a América, responda: (1,5)

a) Qual rota apresenta a chegada do ser humano à América pela região Norte? _________________________________________________________________________________

b) Qual rota apresenta a chegada do ser humano à América pela região Sul?
________________________________________________________________________________
c) Indique qual é a relação existente entre o mapa, as rotas representadas e o último período de glaciação. ________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11- Analise as sentenças e complete com V (verdadeiro) ou F (falso). (0,75)
a) O Brasil encontrado pelos primeiros povoadores era muito parecido com o de hoje. ( F  )
b) Na época dos primeiros povoadores, as áreas florestais eram reduzidas, e a maior parte do território estava coberta por vegetação rasteira. (  V )
c) Na época dos primeiros povoadores, existiam tigres-dentes-de-sabre, gliptodontes e preguiças gigantes.( V )
d) As escavações arqueológicas não contribuíram para as descobertas realizadas. ( F  )
e) O Brasil encontrado pelos primeiros povoadores apresentava um clima seco e frio. (V   )

12- Os primeiros brasileiros: Como seriam os primeiros habitantes do Brasil, qual a História mais antiga de
nossa terra? Para conhecer os primeiros habitantes do continente americano, podem-se pesquisar restos esqueletais humanos ou materiais que se consideram associados à presença humana. (1,0)
FUNARI, Pedro Paulo Abreu; Silva.Pré-história do Brasil, 2002.
a) Qual é a relação existente entre o texto e os sambaquis? Explique:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) O que são sítios arqueológicos e qual sua importância na construção da história da humanidade?
_________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário