segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Plano de Aula e atividades sobre Tempo Histórico e Tempo Cronológico - Por Juliana Alencar

Plano de Aula e atividades sobre Tempo Histórico e Tempo Cronológico - Por Juliana Alencar
Construção do conhecimento: Professor, peça que os alunos façam essa tarefa no final de semana, antes mesmo de trabalhar o "tempo" em sala. Na aula seguinte inicie o conteúdo dando enfoque na forma como eles organizaram o seu tempo para administrar todas suas atividades de fim de semana.

TAREFA PARA CASA
 Vamos saber como você usa o tempo? Registre abaixo tudo que você realizou durante o final de semana. Não esqueça de colocar a data e os horários desde o momento em que acordou até o momento que irá dormir novamente.
Data:___________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
Data:___________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________

Pesquise o significado da palavra Tempo:

TAREFA PARA CASA
 Vamos saber como você usa o tempo? Registre abaixo tudo que você realizou durante o final de semana. Não esqueça de colocar a data e os horários desde o momento em que acordou até o momento que irá dormir novamente.
Data:___________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
Data:___________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
Pesquise o significado da palavra Tempo:

Na aula seguinte...

Nesta aula vamos estudar a temática “Tempo”. Todas as nossas ações estão relacionadas ao tempo. Vivemos em uma época em que o tempo e suas medições são partes importantes do cotidiano. Questionarei os alunos sobre o que é o tempo?  Como sentem o tempo passar mais rápido ou mais devagar? Como contam o tempo? Por que precisamos organizar o nosso tempo?
Para isso, partiremos da tarefa da aula anterior em que os alunos registraram suas atividades no final de semana. Vamos responder: qual instrumento foi de suma importância para que o aluno pudesse registrar com precisão todos os horários? Sem esse instrumento você conseguiria marcar com exatidão todas as atividades que realizou? Por que o dia está dividido em 24 horas? O que você faz para aproveitar melhor o dia? Com essa atividade, você conseguiu perceber quantas horas do seu dia foram bem aproveitadas? Você usou quanto tempo para se informar sobre o que está acontecendo em Dourados e no Brasil?  Assistiu ou leu jornais? Aconteceu algum fato marcante?
Vamos escolher dois alunos para responder a estas perguntas. Assim, todos poderão perceber que cada um organizou seu final de semana de acordo com o seu objetivo e necessidade: Se pretendia descansar, ficaria mais tempo sem atividades ou usaria esse tempo para assistir um filme, jogar videogame, usar a internet ou passear. Se o objetivo era colocar em dia as tarefas da escola, arrumar o quarto e ajudar os pais com os trabalhos domésticos, seu dia foi organizado de forma que poderia cumprir todas as atividades, sobrando menos tempo para ficar ocioso.
Esse tempo que podemos contar, marcar e organizar é o que chamamos de tempo cronológico. É o tempo dos segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses e anos. Por exemplo, quando dizemos “ Quanto tempo falta para meu aniversário? ” O tempo cronológico é diferente do tempo histórico. O tempo histórico tem longa duração. É o tempo em que acontecem os processos históricos. A cada novo processo histórico, se inicia um novo tempo histórico. Por esse motivo, a história foi dividida de acordo com cada novo processo. São eles: Pré- história, história antiga, idade média, idade moderna e idade contemporânea. A linha do tempo ficou da seguinte forma:

           Atividade em sala:
Você aprendeu que usamos o tempo cronológico para organizar nossos dias e o tempo histórico para organizar o estudo da história de acordo com os processos históricos. Vamos ver se você compreendeu. Organize a sua linha do tempo com seu tempo cronológico de acordo com os principais acontecimentos da sua vida. Vamos começar com o seu nascimento.
Os séculos e os números romanos:
O século corresponde a um período de cem anos. O século I começou no ano 1 e terminou no ano 100. O século II começou no ano 101 e terminou no ano 200. Essa regra não muda; observe que o século XX começou no ano 1901 e terminou no ano 2000. Note que os séculos são escritos com números romanos.
Dez séculos formam um milênio; assim, o século X corresponde a dez séculos, e o século XXI marca o início do terceiro milênio da nossa história.
Para identificar um século a partir de uma data qualquer, podemos utilizar operações matemáticas simples. Observe:
Se o ano terminar em dois zeros, o século corresponderá ao primeiro algarismo à esquerda desses zeros. Exemplo: ano 100 corta os dois zeros e o século 1.  Ano 101 corta-se o 01 e soma o que sobrou 1 +1= século 2
Ano 1800 corta-se os zeros e o que sobra é o século 18. Ano 1801 corta 01 e soma 18+1 = século 19.
 Se o ano não terminar em dois zeros, desconsidere a unidade e a dezena, se houver, e some 1 ao restante do número.

Atividade em sala 
1. Complete a tabela com os números romanos e diga a quais anos pertence:
1- I- vai do ano 1 até o ano 100
2 – II – vai do ano 101 até o ano 200
3 –
4 –
5 – V -
6 –
7 –
 8 –
 9 –
10 – X -
11 –
12 –
13 – XIII -
14 –
15 –
16 –
17 –
18 –
19 – XIX -
20 – XX -
21 – XXI -
2. Escreva no espaço a seguir o ano do seu nascimento e em seguida passe-o para o século correspondente.
Ano:__________  século:__________

TAREFA Para Casa: 
Faça no caderno.
Pesquisa: As sociedades organizaram suas formas de contar o tempo de acordo com suas necessidades. Existem diferentes formas de contar o tempo. Vamos pesquisar algumas delas. Anote no caderno todas as informações que encontrar. Use o livro didático nas páginas 16,17,18 e 19 e também a internet.
- Sol
- Clepsidra
- Ampulheta
-Calendário Judaico ou hebreu
- Calendário gregoriano
- Calendário muçulmano

Nenhum comentário:

Postar um comentário